Pular para o conteúdo

5 curiosidades surpreendentes sobre as celebrações de fim de ano da cultura japonesa

Preparado para as festas de fim de ano, Perajin? Aqui no Brasil a gente já sabe, está chegando a hora de comer rabanada, ganhar meia de presente das tias e pular 7 ondinhas pedindo sorte na virada. Mas me conta, você já parou para pensar como é o Ano Novo japonês e as celebrações de fim de ano da cultura japonesa?

Se você é membro do Clube Perapera, depois de ler este texto, assista a nossa live sobre este tema para aprofundar ainda mais o seu conhecimento e contar quantos trocadilhos conseguimos fazer com o Mochi em apenas 1 hora e meia de aula.

Spoiler alert: o Natal é considerado uma data romântica e o Ano Novo é um momento de grande tradição e união em família 😮

Já ficou curioso para saber mais né? Perajin que é Perajin está sempre faminto para encher o cérebro de conhecimento! Então segue com a gente para se surpreender com essas 5 curiosidades super legais 

1. O Natal é uma data comercial queridinha dos namorados

Diferente do Brasil, existem poucos cristãos no Japão. Cerca de 62% dos japoneses declararam não ter religião, 31% são budistas e 3% são xintoístas. (fonte: wikipedia)

Religiões no Japão. Fonte Wikipedia

Por isso o Natal lá não é visto como uma data religiosa, é mais uma motivação impulsionada pelo comércio.

As famílias japonesas costumam comemorar o dia natalino saboreando um tradicional bolo de morango chamado Kurisumasu keeki (クリスマスケーキ) e com um balde de frango frito do KFC (super diferente, né Perajin? 👀).

A celebração também é considerada um dia dos namorados fora de época. Por causa da influência da publicidade da década de 80, o Natal passou a ser visto de forma bem romântica na cultura japonesa. 

A comemoração é uma ótima oportunidade para troca de presentes entre os casais e passeios pela cidade, que é decorada e iluminada criando um clima de romance perfeito! 👩🏻‍❤️‍👨🏻

2. Bounenkai e Shinnenkai são as duas celebrações para a chegada do novo ano na cultura japonesa

No Japão, o mês de dezembro é a época de Bounenkai (忘年会). Esse é aquele momento de confraternização entre funcionários de empresas e esquecer as tristezas do ano que passou. (Sai pra lá, negatividade!) 🥳

Essas comemorações geralmente são feitas em izakayas (bares japoneses) e restaurantes começando com um clima mais formal, como uma cerimônia. Mas depois do brinde inicial, a festa fica bem mais descontraída com muitas bebidas alcoólicas e comida típica, a diversão rola solta! 🥂

Já em janeiro, temos a confraternização chamada Shinnenkai (新年会). Podemos traduzir “shinen” como “ano novo” e “kai” de “reunião”. Essa também é uma festa para trazer prosperidade, saúde e realizações. 

3. A contagem regressiva para chegada do Ano Novo japonês é feita por 108 badaladas de um sino

Nem pense em ver fogos de artifício no dia 31 de dezembro, Perajin!  O Ano Novo no Japão é celebrado com 108 badaladas de um sino, no ritual budista chamado joya no kane (除夜の鐘). 

Essas badaladas representam os 108 pecados mundanos do ser humano. Ao tocar o sino com a última badalada no momento de virada, a ideia é purificar as pessoas desses pecados para o ano que chega 🐱🐱

O Ano Novo no Japão tem um significado tradicional, sendo geralmente celebrado em família, bem diferente do que acontece em terras brasileiras. É uma das datas mais importantes, sendo um feriado nacional conhecido como shougatsu (正月) com duração de três dias. 

O período é cercado por diversos rituais antes e após a chegada do novo ano, com o objetivo de purificar e trazer boa sorte para as famílias japonesas.

 Vamos conhecer mais sobre eles, Perajin? 

4. Visita a templos, limpeza da casa, dinheiro de presente para as crianças e muito mais cerca a tradição do Ano Novo Japonês 

Se no Brasil as nossas atividades do réveillon se resumem a estourar champanhe, ficar até altas horas nas festas e pular 7 🌊, saiba Perajin, que na cultura japonesa as tradições são bem diferentes.

Uma delas é a primeira visita do ano aos templos, chamada Hatsumode (初詣).  No  período de 31 de dezembro a 3 de janeiro, os japoneses vão aos santuários rezar por prosperidade e saúde. 

Outra tradição super importante, é uma faxina profunda chamada Osouji (掃除). Na cultura japonesa, começar o ano  com o pé direito é fazer grandes limpezas nas casas, empresas ou outros espaços compartilhados para realizar uma purificação e trazer boas energias. Essa prática pode começar até um mês antes da virada do ano! (tá aí um costume ótimo aqui pro Brasil, hein!?)

E se tem uma coisa que as crianças amam, é a Otoshidama (お年玉). Nessa tradição, os adultos dão dinheiro embrulhado para os pequenos em tradicionais envelopes decorados conhecidos como Shugi bukuro (祝儀袋) ou pochibukuro (ポチ袋)💰.

Existem várias outros costumes para a chegada do novo ano, que é o  “hatsu” (初) ou seja, o primeiro. Como o Hatsuhinode (初日の出) que consiste em assistir ao primeiro nascer de Sol do ano, Hatsugama (初釜) que é fazer a primeira cerimônia do chá, Hatsu yume (初夢) o primeiro sonho depois do Ano Novo, o Hatsusouji (初掃除) que é a primeira limpeza do ano, entre outras. 

E claro, não poderíamos deixar de falar sobre as comidas típicas do Ano Novo japonês! 

Porque até Perajin que é Perajin e tem #sanguenoszóio sente fome de vez em quando, não é mesmo? Então segue com a gente para descobrir as delícias de Ano Novo da culinária japonesa! 🥢

5. As comidas tradicionais do Ano Novo no Japão são feitas para trazer sorte e prosperidade 

Para os amantes de macarrão, o Toshikoshi Soba (年越し蕎麦) é a refeição p-e-r-f-e-i-t-a. Feito de trigo sarraceno e com uma cor cinza escuro, o prato deve ser comido na véspera ou virada do ano para trazer vida longa e abrir portas ao novo! #anonovovidanova

Toshikoshi Soba

Geralmente comprado em lojas de departamento nos três primeiros dias do ano e servido frio, o Osechi-ryouri (御節) é uma caixa de madeira decorada no juubako (重箱), quadrada ou redonda, com diferentes comidas japonesas arrumadas de um jeitinho bem delicado. Os alimentos presentes nela representam saúde e sorte 🍜

Osechi-ryouri

Já o Ozoni (お雑煮), é uma sopa que atrai sorte e deve ser servida junto ao Osechi-ryouri. Normalmente é feita com frutos do mar, vegetais, frango, mochi (bolinho de arroz), kuromame (feijão preto cozido) e outros. 

Ozoni

Há uma variedade de outros pratos tradicionais, mas não podemos esquecer de mencionar os já conhecidos e amados em terras brasileiras: sushi e sashimi. No Japão, o ponto do arroz, corte e frescor dos peixes são bem diferentes do Brasil. Mais um incentivo para ir ao Japão experimentar as delícias da culinária tradicional! 

Nossa, Perajin, foi incrível entender mais sobre esse jeito diferente de celebrar o fim de ano, né? Aposto que o seu cérebro explodiu com tanta informação legal! Agora, já pensou em passar o próximo ano novo no Japão, falando japonês? ✈️

Aprenda japonês de uma forma leve, divertida e descontraída (GRATUITAMENTE)

Para você aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre a cultura japonesa, que tal dar os primeiros passos na aprendizagem de uma língua super rica e interessante?

Para dar esse pontapé inicial de um jeito leve, divertido e descontraído, é só se inscrever no plano gratuito do Clube Perapera.

A Perapera 🍐🍐 é uma escola online criada por pessoas que amam o Japão! Por isso, nela você encontra muito conhecimento sobre a cultura e língua japonesa para aprender de um jeito incrível e leve.

Ao se cadastrar no plano gratuito do Clube, onde você encontra conteúdos exclusivos, como o e-book “Primeiros passos para aprender japonês” e as três primeiras aulas do curso de alfabeto com apostila e exercícios extras!

Vem com a gente nessa super oportunidade?