Pular para o conteúdo

Shogi (将棋): o tradicional xadrez japonês que você precisa conhecer

E aí, Perajin! Aproveitou bem as férias?

O ano começou e esse é o momento em que a gente planeja nossas metas, repensa os sonhos e dá aquele gás para iniciar o novo ciclo com o pé direito! E sabemos que Perajin que é Perajin tem #sanguenoszóio e já está super entusiasmado para aprender coisas novas e encher o cérebro de conhecimento! 🤯

Agora imagina, Perajin, um jogo de tabuleiro tão incrível quanto o xadrez que você conhece, só que com regras diferentes e que é super popular na nossa amada cultura japonesa. 

Já ficou curioso querendo saber mais, né? O jogo se chama shōgi (将棋 – しょうぎ), e no passado era jogado por samurais para melhorar o pensamento estratégico (admita, depois dessa informação você já quer saber como começar a jogar 🙃).

Então vem com a gente descobrir várias curiosidades sobre o shōgi (将棋) e por que ele é tão tradicional no Japão!

E por onde vamos começar? Bem… do início.

Índice

Onde surgiu o shōgi e como ele ficou popular?
Qual é a diferença com o xadrez ocidental?
Regrinhas principais
E se bater vontade de jogar shōgi (将棋) aqui no Brasil, como faz?
Curiosidade bônus: animes de shogi!
Vem com a gente!

Onde surgiu o shōgi (将棋) e como ele ficou popular?

Acredita-se que o jogo surgiu no Japão como uma adaptação modificada do xadrez indiano, conhecido como chaturanga, que também deu origem ao xadrez ocidental. Mas apesar do início na Índia, a influência do jogo teria chegado às terras japonesas pela Ásia central ou China. 

Porém, como tudo nessa vida tem várias versões, existem teorias de que o shogi (将棋) começou antes do chaturanga e de que não teria vindo da China (fica o mistério 🧐).

Outra curiosidade legal é a tradução literal de shōgi (将棋) significar “guerra de generais”, já que a prática do jogo era feita por samurais para melhorar as suas capacidades estratégicas, como dissemos antes. Pois é, e você achando que melhorar o raciocínio lógico era bom só pra fazer prova, não é, Perajin? 📚

Nos dias de hoje o shōgi (将棋) continua um passatempo popular, sendo exercitado por pessoas de todas as idades apaixonadas pelo jogo de tabuleiro. 🐱🐱 Existem vários salões de jogos para a prática no Japão, além de competições profissionais. Osaka é considerado um dos principais locais para prática do shōgi (将棋), atraindo pessoas de diversos lugares. 

Qual é a diferença com o xadrez ocidental e como funcionam as regras?

Para início de conversa, as peças são escritas em Kanji e não têm diversos formatos como o xadrez ocidental (sim, esqueça a peça em forma de cavalo 🐎). A movimentação no tabuleiro e o número de peças também não é a mesma, sendo 8 peças num tabuleiro de 9×9 com 81 casas. 

Agora vem com a gente dar uma olhada nas peças e no tabuleiro:

shogi - peças e tabuleiro
As peças do tabuleiro de shōgi
  1. As peças sempre capturam no mesmo sentido em que se movimentam;
  2. Se a sua peça for cavalo, lança ou peão, se mova APENAS para frente e nem pense em voltar;
  3. A zona de promoção são as 3 últimas fileiras do território adversário;
  4. Só coloque uma peça no jogo na sua vez de jogar e fique atento porque isso irá contar como uma jogada;
  5. Movimentos repetitivos causam a derrota de quem repetir os lances, porém quando tem lances de repetição, os sites tratam como empate, assim como no xadrez ocidental.

Essas regras são o básico do básico, mas já servem para dar um gostinho do porquê o jogo é conhecido como uma arte marcial para a mente no Japão 💪🧠

E se bater vontade de jogar shōgi (将棋) aqui no Brasil, como faz?

Sem problemas, Perajin! Existem várias plataformas e aplicativos para jogar shōgi (将棋) :

1. Lishogi: essa plataforma vem ganhando muita popularidade nos últimos meses, sendo ótima para quem está começando por ter explicações introdutórias e uma comunidade com fórum de discussão.

2. 81dojo: principal servidor para jogar shōgi (将棋) no mundo, é vinculado à Associação Japonesa de Shogi – JSA. Baseado no Japão, o site conta com versão em inglês e atrai jogadores do mundo todo. O aplicativo  Shogi Wars, também é vinculado a JSA.

Outros aplicativos legais são o ShogiQuest e o TokyoDojo, este último contando com vários jogadores experientes, além do site PlayOk, uma das primeiras plataformas a trazer jogos como o shōgi (将棋)  e outros, não tão populares no Brasil. 

🎁 Curiosidade bônus: existem animes super bacanas com o shōgi (将棋) como tema principal!

O anime Sangatsu no Lion (3月のライオン) está a uma Netflix de distância e conta a história de Rei Kiriyana, um órfão sem amigos que se torna jogador profissional de shōgi (将棋) ainda na adolescência. 

Já a série Ryuou no Oshigoto gira em torno de Yaichi Kuzuryu, o mais jovem jogador de shōgi (将棋) a ter o título de Ryuo, a maior categoria do jogo. Ele recebe o pedido inusitado de Ai, uma menina do fundamental que gostaria de ser sua discípula. 

Outro anime interessante é Shion no Ou, em que a jovem colegial Shion Yasuoka assiste ao assassinato dos pais e vê o criminoso pegar a peça do rei no tabuleiro shōgi (将棋)  do pai, o que leva a menina a acreditar que o assassino é um jogador.

E os amantes de live action não podem perder 81Driver, baseado no mangá de mesmo nome. Na história, o personagem Kentarō não consegue entrar na liga profissional de shōgi (将棋), mas continua jogando em clubes de aposta para ganhar dinheiro até ser derrotado por Ukeshi, entrando numa nova fase em sua vida.

Nossa, Perajin! Imagino que o seu cérebro deva estar explodindo 🤯 depois dessa surra de conhecimento sobre mais um aspecto super interessante da cultura japonesa! E sabe qual é o jeito mais legal de se aprofundar numa cultura? Através do idioma! 

Agora imagina se você pudesse acompanhar seus conteúdos favoritos em japonês ou até fazer uma viagem para o Japão sabendo tudo o que precisa para se dar bem conversando com os nativos? 😍✈️

Comece a aprender japonês de um jeito divertido no Clube Perapera (GRATUITAMENTE)

A Perapera 🍐🍐 é uma escola online que acredita na fórmula CONSTÂNCIA + DIVERSÃO = APRENDIZADO. Como membro do Clube, toda semana você recebe materiais variados em vídeo, podcast ou texto para aprender de um jeito leve e divertido! Múltipla escolha, ditados, jogos da memória, flashcard, quiz e muitos outros formatos vão te ajudar a fixar o conteúdo e realizar o seu sonho de aprender japonês!

No Clube Perapera você vai fazer parte de uma comunidade com outros Perajins apaixonados pela cultura japonesa, além de ter professores bem pertinho para trocar informações e tirar dúvidas num ambiente tranquilo e descontraído!

Vamos iniciar juntos a sua jornada no aprendizado da língua  japonesa? Para dar o primeiro passo é só se cadastrar no Plano gratuito do Clube para liberar o seu acesso ao e-book “Primeiros passos para aprender japonês”. Você também vai aprender muito com outros conteúdos exclusivos, como as três primeiras aulas do Curso de alfabeto com apostila e exercícios extras!

Que tal começar  aprendendo japonês de um jeito beeem divertido?