Pular para o conteúdo

Valentine’s day: tudo sobre o Dia dos namorados japonês

Perajin, fala a verdade, quem nunca sofreu na hora escolher um presente para o seu amor (ou mandar aquela direta pro crush 😉) no Dia dos Namorados?

Somos todos Perajins e sabemos que nem sempre é fácil agradar o coraçãozinho de quem a gente gosta 👩🏻‍❤️‍👨🏻 

Valentine's day - dia dos namorados japonês

Se aqui no Brasil o dia 12 de junho é a data de trocar presentinhos ou dar aquele passeio super romântico, saiba que no nosso amado Japão as coisas são um pouco diferentes.

Já pega esse spoiler: os chocolates são protagonistas na hora de presentear, mas nesse caso as mulheres é que oferecem os doces aos homens.

Calma que essa é só a primeira curiosidade, continue com a gente para descobrir várias características super legais sobre o Dia dos Namorados no Japão!

Diferença entre Brasil e Japão no Dia dos Namorados 

Diferente do Brasil, no Japão a data comemorativa tem influência norte-americana e por isso é chamada de Valentine’s Day (バレンタインデー), sendo celebrada no dia 14 de fevereiro. 

E você pode se preparar para ver as vitrines repletas de vários tipos de chocolates no período próximo a essa data (de-lí-ci-a hein Perajin?! 🍫). Na cultura japonesa, as mulheres presenteiam não só os namorados, mas os homens mais próximos como familiares, amigos e colegas de trabalho com diferentes tipos de chocolates. 

chocolate

Mas como diferenciar o “chocolate da amizade” do “chocolate do romance” 🤔?

Fácil!  Existem classificações específicas para os doces que são dados de presente:

Giri choco (義理 チョコ):  esse é aquele famoso presente dado por educação, destinado aos homens com quem se tem uma relação social como colegas de trabalho, chefes e amigos distantes. “Giri” tem sentido de obrigação, já demonstrando a ideia por trás desse chocolate. 

Tomo choco (友チョコ): dado aos amigos mais próximos, esse tipo de chocolate demonstra afeto, carinho e a proximidade na relação.

Family Choco (ファミリーチョコ): destinado aos familiares como irmãos, pais, primos e aquele tio chato que só aparece para comer rs.

Honmei choco (本命 チョコ): esses sim são os chocolates românticos para os namorados ou para aquela pessoa beeem especial (se é que você me entende Perajin 😉).

Gyaku choco ( 逆チョコ): presentear com esse chocolate não é muito usual, mas  acontece quando há troca de doces entre homens e mulheres.

É claro que para além das compras, algumas japonesas preferem demonstrar todo o seu amor e carinho cozinhando bolos e doces deliciosos, já que na cultura japonesa o que é feito de forma manual tem muito valor. 

“Ok, mas só os homens recebem presentes no Dia dos Namorados?” É aí que você se engana, Perajin! As comemorações dessa celebração romântica são divididas em duas datas no Japão. 

Se no dia 14 de fevereiro as mulheres presenteiam os amados, um mês depois é a hora deles darem os presentes, no dia 14 de março conhecido como White Day (ホワイトデー). Nessa data os homens dão algo branco a elas simbolizando gratidão: doces, bolos ou presentes em geral. Esse espírito de retribuição é algo bastante forte na cultura japonesa! 🐱🐱

Como as comemorações começaram?

Na Era Showa, a partir da década de 1920, o Dia dos Namorados já era comemorado. Porém, foi somente em 1970 que o costume de dar chocolates se fortaleceu por causa do investimento em marketing de uma empresa de chocolates.

A procura por doces movimenta a economia japonesa e já fez o White Day (ホワイトデー) ser  exportado para outros países como Coreia do Sul e China. O Valentine’s Day (バレンタインデー) e o White Day (ホワイトデー) são as datas que trazem um grande retorno para a indústria do chocolate, perdendo apenas para o Natal. Mas é claro, com tanta gente para presentear a celebração começou a ficar bem carinha 💰

Queda na popularidade e nas trocas de presentes

A verdade é que questões econômicas e sociais vem mudando a forma como as pessoas enxergam essas datas. As mulheres estão dando menos chocolates, o que causa uma queda nas vendas do White Day (ホワイトデー), já que os homens não precisam dar mais presentes para agradecer. 

Vários países estão passando por crises econômicas ao longo dos últimos anos e com o Japão não é diferente! A renda dos japoneses vem diminuindo, o que impacta diretamente nos gastos em datas comemorativas. 

Além disso, o mundo vem mudando não é Perajin? Certos comportamentos estão deixando de fazer sentido e esse jeito de celebrar o Dia dos Namorados pressupõe que os casais sejam heterossexuais. Por isso, cada vez mais o ato de dar presentes está sendo feita por casais e amigos do mesmo sexo ou até para agradar a si mesmo. 

Afinal, o importante é compartilhar afeto e ser feliz conosco e com quem amamos 😻.

E aí Perajin, tudo bem até aqui? Esperamos que o seu cérebro esteja transbordando de conhecimento e já deixamos um spoiler: se você amou saber as curiosidades da comemoração do Valentine’s Day (バレンタインデー), prepare-se porque teremos um segundo post para contar mais sobre o White Day (ホワイトデー)! 😉

Foi super bacana descobrir mais sobre essas datas comemorativas e perceber como as diferenças culturais enriquecem a nossa percepção sobre o mundo. E nada melhor para se aprofundar na cultura japonesa do que aprender o seu idioma!

Aprenda japonês com diversão, descontração e muita cultura gratuitamente no Clube Perapera!

Para nós do  Clube Perapera 🍐🍐, aprender japonês vai muuuito além de decorar os meses do ano ou os dias da semana. É sobre se aprofundar numa nova cultura e ver a vida por diferentes ângulos, livre de preconceitos e estereótipos. 

Por aqui você vai conhecer um Japão divertido, leve e contemporâneo enquanto aprende uma nova língua de forma criativa e sem estresse!

Gramática, pronúncia, vocabulário, Kanji e vários outros conteúdos de um jeito simples, didático e com professores amantes da cultura japonesa sempre prontos para te ajudar? Temos! 

É só você dar o pontapé inicial se inscrevendo no plano gratuito do Clube Perapera para ter acesso a exercícios, os três primeiros vídeos do Curso de alfabeto e o nosso e-book introdutório “Primeiros passos para aprender japonês”.