Pular para o conteúdo

10 motivos irresistíveis para você fazer o exame de proficiência em língua japonesa

Se você está lendo este artigo, sabemos que seu interesse em aprender japonês é genuíno. Agora, diz uma coisa, Perajin, você está pronto para ser testado e fazer uma avaliação de proficiência na língua japonesa? Perajin que é Perajin não corre do desafio. Chegou a hora!

Já vamos começar enchendo seu cérebro de conhecimento: O Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT) em japonês é chamado de Nihongo Nouryoku Shiken (日本語能力試験). Seu objetivo é avaliar e certificar oficialmente a competência das pessoas em língua japonesa que não têm o idioma como língua materna.

Vem com a gente nesta lista de 10 motivos irresistíveis para você fazer um exame de proficiência em língua japonesa. Isso mesmo, 10!

⚠️ Spoiler: Leia até o final porque vamos falar também sobre detalhes da prova (formato, data, como funciona…) e uma dica bônus para você arrasar no exame e provar que é “perapera” em japonês e levar para casa um certificado internacional.

Vamos lá? 

Por que ter o certificado de proficiência em língua japonesa 

Assista meus professores-humanos numa live que ocorreu num passado recente

1. Sair na frente na hora de concorrer a bolsas de estudos oferecidas pelo governo japonês. Aliás, ter o diploma também facilita a entrada em Universidades do Japão; 

2. Benefícios no mercado de trabalho? Temos! Principalmente para ser contratado por empresas japonesas. Mesmo no Brasil, ter um certificado de proficiência em língua japonesa é bem visto;

3. Por que não fazer do seu conhecimento profissão? Com a avaliação de proficiência na língua japonesa, você pode trabalhar como tradutor ou professor do idioma; 

4. Foco nos estudos! Ter um objetivo, ou seja, passar no exame de proficiência japonês, serve de incentivo para continuar estudando. Sem procrastinadores por aqui!

5. Autoavaliação: a prova mede como está sua evolução nos estudos e te ajuda como um guia para entender o que você está dominando e o que merece mais atenção;

6. O certificado de proficiência é válido no mundo inteiro! Isso mesmo, ele é reconhecido internacionalmente;

7. Já pensou viajar para o Japão e conseguir se comunicar sem problemas com os nativos? Este sonho pode se tornar realidade para você turistar tranquilão quando visitar o país. Toda a dedicação para passar no exame vai ter valido a pena;

8. Para quem pretende fazer intercâmbio, aconselhamos fazer a prova no final da sua viagem. As chances de sucesso aumentam consideravelmente devido ao período de dedicação aos estudos;

9. O Consulado utiliza este certificado como requisito para visto de trabalho para brasileiros que são a quarta geração de japoneses que moram no Brasil;

10. Traz mais confiança na hora que precisar usar o japonês por aí. Muitas vezes, é a falta de segurança que prejudica na hora de comunicar. O exame de proficiência em língua japonesa te dá aquele ânimo em relação ao idioma.

Sobre o exame de proficiência em língua japonesa

Trecho de uma live sobre o exame de proficiência em língua japonesa

O JLPT é aplicado pela Fundação Japão e Associação de Educação Internacional do Japão desde 1984. Acontece duas vezes ao ano e as inscrições podem ser realizadas através do site do Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ).

A avaliação de proficiência na língua japonesa é aplicada nas cidade de São Paulo, Londrina, Belém, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Manaus e Curitiba com duração de 100 a 180 minutos.

É importante conferir no site as cidades em que ocorrerão a prova, pois há mudanças de acordo com a data do exame.

A certificação possui cinco níveis (N5, N4, N3, N2 e N1). O N5 é o mais básico, enquanto o N1 é o mais avançado. Cada nível tem 3 seções: “Ortografia e Vocabulário”, “Compreensão Auditiva” e “Compreensão de Texto e Gramática”. 

Se liga nos diferentes objetivos dos níveis:

JLPT

📌 N5: Compreender, de forma limitada, a língua japonesa básica
📌 N4:  Compreender a língua japonesa elementar
📌 N3: Compreender, de forma limitada, a língua japonesa usada no cotidiano
📌 N2: Compreender a língua japonesa usada no cotidiano e, de forma limitada, em situações amplas
📌 N1: Compreender a língua japonesa usada em N1 amplas situações

Veja os tipos de questões que caem na prova

Agora, se você está pensando:

“Ok, estou convencido que fazer o exame de proficiência em língua japonesa tem muitas vantagens e vai me ajudar a aprender japonês, mas como me preparar para isso?

Arrá! É aí que é o pulo do gato (ねこのジャンプ – mentira, isso não existe; o que existe mesmo é muita dedicação e olho no prêmio para se tornar perapera em japonês. Enfim, nós temos a solução perfeita, Perajin. É exatamente para isso que estamos aqui! É aí que vem a nossa dica bônus 👇🏼

A melhor forma para se preparar para avaliação de proficiência na língua japonesa

Conte conosco para essa missão de aprender japonês! Nosso Curso básico N5 vai te colocar no lugar certo para ter êxito no exame de proficiência em língua japonesa. Este curso online tem um método leve, divertido e descontraído.

As aulas são divididas em 16 módulos, com vasto conteúdo explicativo de gramática, Kanji, lista de vocabulário, além de textos com áudio para que você possa praticar a pronúncia e melhorar a compreensão auditiva. Produzimos também muitos exercícios e desafios para mantê-lo incentivado a avançar nos estudos.

Garantimos que ao final deste curso você estará preparadíssimo para fazer o teste de proficiência da língua japonesa de nível básico (N5). 🏆👏🏼

Com o certificado de N5, você será capaz de compreender e ler o básico de expressões cotidianas, assim como frases e textos escritos em Hiragana, Katakana e Kanjis básicos. Ou seja, sustentar diálogos curtos em modo lento. É o primeiro passo para aprender japonês e se tornar fluente. 

Muito incrível, né? É o primeiro passo para entender as músicas, novelas, séries e mangás que você tanto curte.

No momento as matrículas do nosso Curso básico de japonês N5 estão fechadas, mas você pode deixar seu contato para ser avisado quando ficarem abertas e ainda receber um desconto especial.