Pular para o conteúdo

Comida de plástico: conheça as réplicas de alimentos dos restaurantes japoneses

Perajin, sabe quando estamos na rua e bate aquela fome, o estômago ronca e começamos a procurar um restaurante gostosinho para comer? Agora imagina escolher o seu almoço vendo refeições que parecem deliciosas em várias vitrines de restaurantes japoneses. 

Parece demais, né? Mas só tem um detalhe: os alimentos são de plástico 😮

Surpreendente, não é Peranjin? Sanpuru [ サンプル] é como são chamadas as réplicas idênticas a comida de verdade, usadas em restaurantes japoneses. E sim, você também irá encontrar os famosos sushi e sashimi na versão de plástico e ainda vai querer morder um pedaço de tão realistas! 🍣 

Outback no Japão

Nos restaurantes japoneses há réplicas para praticamente tudo, desde pratos tradicionais da culinária japonesa, até fast food, sobremesas e bebidas. Mas vamos começar do início para encher o seu cérebro de conhecimento Perajin: 

Afinal, como nasceu essa tradição da culinária japonesa? 

Esse costume ficou bem popular na década de 1930 e surgiu de uma necessidade dos restaurantes japoneses de chamarem a atenção do público e facilitarem a escolha dos pratos. Também nessa época, mais estrangeiros começaram a frequentar o Japão e trouxeram a culinária ocidental para o país. 

A questão era: como ajudar os estrangeiros que não conheciam a culinária japonesa e os japoneses que não estavam acostumados com os pratos ocidentais a pedir comida? Arrá! Expondo as refeições na vitrine com os preços! 🥗

Mas antes das imitações, os alimentos mostrados eram reais. O problema é que muito além de clientes, essas amostras atraiam outros interessados como insetos e animais. Pior do que isso: estragavam e pareciam pouco apetitosas com o tempo.

Além do mais, era bem caro cozinhar alimentos todos os dias para colocar nas vitrines (haja comida! 🍜). Por essa razão, a comida de verdade foi trocada por cópias de cera. O problema é que esse material também era frágil e derretia com o calor, o que levou a sua substituição pelas réplicas de plástico, mais duráveis e resistentes 💪

Curiosidade🔍: um omelete de arroz foi a primeira comidinha feita de cera em 1917 por Takizo Iwasaki. Considerado pai da indústria, sua empresa Iwasaki-bei funciona até hoje, sendo dona de metade do mercado de réplicas no Japão.

Como são feitas as cópias das comidinhas 

Tudo começa pelo molde! Primeiro, um alimento de verdade congelado é usado como base para criação de um molde de silicone. Nesse molde, o plástico líquido é despejado, ganhando o formato do alimento. Depois que o material fica bem durinho, está na hora de retirá-lo da forma e pintar com a maior riqueza de detalhes possível! 🖌 Por último, é feita a montagem de uma refeição idêntica à verdadeira, bem gostosa de “comer com os olhos” como na vida real. 

O interessante é que apesar de toda a tecnologia disponível, essa pintura ainda é feita artesanalmente. Só a mão humana é detalhista e minuciosa o suficiente para criar uma cópia idêntica à original, usando cores que transmitem a sensação de frescor e sabor delicioso. É incrível como se faz coisas tão legais na culinária japonesa, né Perajin? 😍

Curiosidade🔍: Se você está imaginando que por serem feitos de plástico esses alimentos passam uma impressão de algo barato ou falso, saiba que as réplicas são caras, custando em torno de 10 vezes o preço da refeição original 💸💸.  

Mas apesar disso, não é incomum que os turistas estranhem as cópias, afinal estamos mais acostumados com menus de papel recheados de fotos tentadoras. 

Você também pode fazer sua própria réplica de uma comidinha!

Imagina Perajin, a emoção de participar da culinária japonesa e criar uma réplica da sua comida preferida! 🐱🐱

Existem fábricas que oferecem esse tipo de experiência, como a Yamato Sample Factory, localizada na cidade de Toshima. Nesses lugares, você recebe ajuda de um instrutor para criar um prato de sua própria escolha com opções como sushi, ramen, cupcake e muito mais!  

A maioria dos itens da comidinha já vem prontos porque demoram dias para secar, mas você irá poder fazer alguns detalhes manualmente e arrumar o seu prato do jeitinho que quiser! 🍣

Além disso, no Japão tem várias formas de levar para casa um pouquinho do divertimento da Sanpuru [サンプル]. Em diversas lojas você encontra de chaveiros a capinhas para  celular feitas de réplicas de alimentos .

porta celular de ramen

Curiosidade🔍: Apesar de ser uma indústria gigantesca e lucrativa, a produção de réplicas de comida é menos popular atualmente do que já foi no passado, mesmo ainda sendo muito utilizada. Algo curioso é que restaurantes mais luxuosos não costumam usar essas cópias preferindo os menus de papel com imagens, já velhos conhecidos da gente. 

Perajin, que viagem incrível fizemos até aqui entendendo mais sobre essa prática tão interessante dos restaurantes japoneses! Agora me conta, já imaginou viajar para ver de perto essas comidinhas e tantas outras coisas legais da cultura japonesa, e ainda de quebra falando japonês? ✈️

Comece agora gratuitamente a aprender japonês de um jeito divertido

Se tem uma maneira incrível de entender mais sobre a cultura de um lugar é aprendendo a sua língua. Por isso, para os amantes do Japão darem os seus primeiros passos na aprendizagem da língua japonesa de um jeitinho todo especial, é só se inscrever no plano gratuito do Clube Perapera.

Aqui  na Perapera 🍐🍐 acreditamos que o estudo do idioma vai muito além da decoreba. Para a gente, é super importante conhecer com mais profundidade a cultura japonesa respeitando as suas diferenças, sem preconceitos. Por isso, aqui é o lugar ideal para apaixonados pelo Japão que estão na loucura para aprender japonês!

E para dar a largada com sucesso é só se inscrever no plano gratuito do Clube! Você terá acesso exclusivo as três primeiras aulas gratuitas do curso de alfabeto com apostila e exercícios, além de um  e-book preparado especialmente para iniciantes, o “Primeiros passos para aprender japonês”

Vem com a gente nessa jornada?