Perajin, já imaginou se ao invés de comemorarmos o Dia dos Namorados uma vez ao ano, fosse uma celebração em dose dupla?! 🐱🐱 Haja dinheiro guardado e criatividade para tantos presentes, não é mesmo?
Mas e se te contarmos que é exatamente assim que acontece no Japão? Sim! o Dia dos Namorados japonês é dividido em Valentine’s Day (バレンタインデー) e White Day (ホワイトデー), nos dias 14 de fevereiro e 14 de março.
A comemoração do Valentine’s Day (バレンタインデー) veio da influência norte-americana, mas os japoneses adicionaram características únicas de sua cultura. Por isso, nesta celebração são as mulheres que presenteiam os homens do seu círculo social com chocolates. Não só os namorados, mas também colegas de trabalho, amigos e familiares.
Para saber de todas as curiosidades do Valentine’s Day, vem ver o nosso primeiro post sobre as comemorações do Dia dos Namorados japonês! 👩🏻❤️👨🏻.
Mas hoje Perajin, vamos encher o seu cérebro de conhecimento sobre o White Day (ホワイトデー)! Afinal, o que acontece nesse dia?
White Day e a tradição japonesa de retribuir
A gratidão e o costume de retribuir, também conhecido como okaeshi (お返し), são aspectos importantes da cultura japonesa. Por isso, essa data que acontece um mês depois do Valentine’s Day é o momento dos homens agradecerem os chocolates recebidos, presenteando as mulheres com algo branco: marshmallows, chocolates e presentes em geral.
Mas a verdade verdadeira Perajin é que o White Day nasceu com um propósito comercial 💰💰 A confeitaria japonesa Ishimura Manseido teria começado a tradição em 1977, incentivando os homens a retribuírem os presentes do Valentine’s Day com marshmallows.
Isso fez a National Confectionery Industry Association do Japão ter a ideia de criar o White Day para aumentar as vendas das confeitarias. A prática deu tão certo que a comemoração se espalhou por países como a Coreia do Sul, China e Vietnã (uma ótima desculpa para conhecer esses lugares no período, hein? 🍰).
Apesar da celebração ter sido criada para vender mais, no Japão a data é comemorada com muita empolgação! Como os japoneses são mais reservados para demonstrar seus sentimentos, esse momento é visto como ideal para expressar carinho e amor.
Mas as coisas mudam, não é Perajin? A popularidade do White Day vem caindo. Continue com a gente porque mais para frente explicamos direitinho o motivo 🤔
Chocolates brancos, marshmallows e mais: os presentinhos do White Day
Como vimos no post anterior, para o Valentine’s Day existem tipos de chocolates com significados diferentes. O mesmo acontece no White Day, pois dependendo da proximidade da relação, os presentes podem variar bastante.
No trabalho é comum os homens retribuírem com uma caixa de chocolate, enquanto para as namoradas geralmente são mais caros e chiques. Existe um costume chamado sanbai gaeshi (三倍 返 し) em que os presentes dados pelos homens devem ser três vezes mais caros do que os recebidos.
Além dos queridinhos chocolates brancos e marshmallows, há outras opções. Também é possível presentear a amada com roupas brancas e acessórios em ouro branco ou prata. Se vier acompanhado com bichinhos de pelúcia ou flores melhor ainda (e você pensando que era só comprar um docinho no mercado, né Perajin? 🛒).
E a pergunta que não quer calar…. Por que branco? Não se sabe ao certo o motivo, uns dizem que é porque a cor lembra ingenuidade, delicadeza e um amor puro. Outros dizem que tem a ver com o açúcar, um dos ingredientes principais na criação das guloseimas.
Hoje em dia, apesar da tradição do branco ainda ser forte, o chocolate escuro e outros presentinhos com cores diferentes também são super bem aceitos 🧁
Tradição de troca de presentes em queda
Apesar da grande popularidade, a celebração do White Day vem perdendo espaço ao longo dos anos por causa das mudanças culturais e dificuldades financeiras.
A retribuição que acontece no White Day depende dos chocolates recebidos pelos homens no mês anterior. Entretanto, tem ficado muito caro para as mulheres dar tantos chocolates no Valentine ‘s Day, logo a troca de 🎁 nas duas celebrações vem diminuindo.
Além disso, a tradição de retribuir o presente está sendo cada vez mais considerada opressiva por não se tratar de uma vontade genuína, mas sim de uma obrigação social.
E não para por aí Perajin, as mudanças relacionadas à questão de gênero também estão influenciando muito! Isso porque a dinâmica das duas celebrações pressupõe que os casais sejam heterossexuais. E além disso, as mulheres estão dando prioridade cada vez mais em presentear elas próprias ou homens muito próximos, ao invés de distribuir chocolates por obrigação.
Para os amantes de animes: episódios que celebram o Valentine’s Day e White Day!
Perajins apaixonados por animes: sabiam que alguns desenhos japoneses contam com episódios sobre O Dia dos Namorados? 😍 É mais comum retratarem o Valentine’s Day do que o White Day nas animações, mas ambas as comemorações são super importantes na cultura japonesa.
E como adoramos facilitar a vida de vocês, segue essa lista do Anime Planet com os episódios de animes em que o Dia dos Namorados aparece como tema.
Os animes mais famosos são os maravilhosos Aggretsuko, Fruits Basket e The Disastrous Life of Saiki K.
Trouxemos também esse episódio super fofo e engraçadinho de Atashinchi, um anime que conta as aventuras do cotidiano na família Tachibana.
Neste capítulo a filha do casal Tachibana compra um chocolate de Valentine’s Day, levando a mãe à loucura na dúvida sobre a menina ter um namorado ou não 😂 Além da história ser bem divertida, é legal perceber no episódio como é a cultura japonesa de dar presentes nessa data. O anime está com legendas em inglês.
Ufa! Agora sim estamos craques no Dia dos Namorados do Japão e sabemos tudinho desse modo tão especial de celebrar o amor 👩🏻❤️👨🏻. Agora imagina Perajin, acompanhar de pertinho essa celebração passeando pelas lojas repletas de chocolates (quem sabe você até ganha um 🍫).
Não seria bem mais legal se você soubesse conversar e compreender o japonês para viver uma experiência tão incrível? Pois saiba que você já pode dar o primeiro passo para se aprofundar na cultura japonesa, viajando ou ficando aqui mesmo no Brasil!
Inicie agora a sua jornada e aprenda japonês com leveza e diversão numa comunidade incrível!
Perajin, a gente sabe que o dia a dia é corrido e fazemos malabarismo para dar conta de tantas coisas. Por isso, no Clube Perapera 🍐🍐 você estuda no seu ritmo, evoluindo constantemente a cada passinho dado para realizar o sonho de aprender japonês.
Por aqui a aprendizagem é sem estresse e nem conteúdo chato! Toda semana você recebe um material novo, além de ter acesso a vários temas como gramática, pronúncia, vocabulário, Kanji e muito mais. Tudo com uma linguagem fácil e acessível em formatos como áudios, vídeos, textos e diversos exercícios criativos de fixação.
E para dar aquela animação super importante na hora de avançar na sua jornada, você ainda vai participar de uma comunidade bem bacana. Aqui a convivência é feita pertinho dos professores e outros Perajins para compartilharem dúvidas, evoluírem juntos e é claro, se divertirem enquanto aprendem!
Comece agora se inscrevendo no plano gratuito do Clube Perapera e ganhe acesso exclusivo ao nosso e-book introdutório “Primeiros passos para aprender japonês”, além dos três primeiros vídeos do curso de alfabeto e exercícios!