+2 votos

Kengi Sensei, muuuito obrigada por responder! _ Eu demorei um pouquinho pra replicar ( eu vi assim que abri o e-mail aisuhasuihd mas tava fazendo outras coisinhas e por isso nao respondi de imediato, desculpe a demora .-. e ah! eu chegando no amari de novo, respondo lá também, tudo bem? :3 é que peguei as dúvidas meio que ao mesmo tempo hihi)

Então! Para entender essas origens, eu me aprofundei na história da inserção dos caracteres chineses na história do Japão depois que a Aileen sensei comentou na live que eles não escreviam aí isto me levantou uma provocação de procurar saber o porquê de não existir um sistema de escrita anterior e, um fato interessante que aprendi foi a questões comerciais e a guerra haha. Aí eu resolvi procurar lá na fonte, da língua chinesa ( existe dialetor demais então fui lá no mandarim e acredito que eu tenha acertado de um jeito muito louco) para procurar entender este sistema da lógica por trás dos caracteres, no caso, os mnemónicos. Vocês devem ter visto por aí a Shaolan :3

Aí nessas minhas andanças de leitura eu pude perceber ( e aprender) que a leitura on é proveniente do mandarim clássico, e não do atual e por isso talvez eu não entendia, por exemplo, o porquê de montanha ser "san" e não "shan" .-. Aí precisei entender como originou o "On-yomi" que os ancestrais pegavam as partes dos hanzi que formavam os sons, para juntar uma palavra, isto no começo, para depois "reaproveitarem" o hanzi existente para um elemento ( tipo boi, rio, montanha) para adaptar a leitura própria da língua.

Eu adorei muito sua explicação que casou direitinho com as coisinhas que vou achando por aí e estudando só que, para além do dicionário, como estou no começo, eu ainda não entendo como aprender a ler, de fato, por onde começar. Eu sei que a leitura básica de um kanji é a "mais importante" digamos assim, para começar mas eu estou tentando acompanhar as outras formas de ler ( a leitura on no caso e já vi kanji com dois kuns) eu ainda não entendo como consigo aprender com tanta leitura e a forma correta de se ler as partes, porque nem sempre vou ter um dicionário por perto e o dicionário é para se guiar em uma palavra por inteiro, não necessariamente por um caractere, por mais que o jisho apresente) . Sei que os furiganas quando aparecer vão ajudar bastante mas estou tão perdida iasuhdsaiuhdsuihd

Por exemplo, para "Fuji-san" se lê "Fuji-san" e não "Fuji yama" ou algo assim ._. eu fico mais perdida que cego em tiroteio dhjskfjdksl

Você teria algum conteúdo que ensine uma regra básica de como começar a se ler? Eu procurei tanto e não achei nadica de nada que apresente isso e não consigo estudar sem lógica, sem um meio, perdão ;-;

Obs: Vou estudar sobre Ateji! Obrigada, eu não conhecia :3

relacionada a uma pergunta para: Leituras do Kanji
Foto de perfil em Kanji por momoranyan (120 pontos)

1 Resposta

+1 voto

A pesquisa está seguindo bem, pelo visto!

As leituras on de fato vêm do mandarim clássico, então muitos não casam com as de hoje em dia.
Muitos kanji também foram simplificados de forma diferente do hanzi, então nem sempre você vai encontrar o kanji em hanzi da mesma forma.
Ex: 愛 (kanji) e 爱 (hanzi) = amor

Não existe uma regra para as leituras dos kanji, infelizmente. Um kanji pode ter 15 leituras diferentes, como o "生 (sei, umareru)" ou apenas uma, como o "才 (sai)".
Quando usar qual leitura dependende da palavra, então acaba que é necessário saber a palavra para conseguir ler uma combinação de kanji, na maior parte das vezes.

Quando se sabe os kanji até é possível deduzir o significado de uma palavra, mas não é
algo muito confiável. Por isso, o melhor acaba sendo aprender kanji junto com as palavras. Assim você vai saber as leituras e quando se deparar com alguma palavra que usa esse kanji, fica mais fácil de pesquisar.

Não precisa pensar de forma muito complexa.
Os kanji têm lógica, mas para entender a lógica, primeiro, você precisa de uma base com alguns kanji e palavras. Conforme você vai aprendendo mais kanji, você começa a deduzir o significado de algumas palavras pelo significado dos kanji (o mais recomendável ainda é pesquisar o significado no dicionário).

Mas como sei que só isso não vai satisfazer a sua curiosidade, algumas lógicas interessantes na formação das palavras são:

Kanji inversos
Quando usamos dois kanji representando ideias opostas para falar de alguma relação ou movimento.
上下 (jouge) = movimento sobe e desce; relação de hierarquia

Frases simplificadas
Quando pegamos kanji que formam uma frases e juntamos formando uma palavra só
来日する (rainichi suru) simplificação de 日本に来ます (vir ao Japão).

Ainda existem mais, mas se eu tentar apresentar todas a resposta ficaria grande demais, além de eu não lembrar todas de cabeça.

Eu falei algumas coisas e apresentei outras, mas o mais importante é ir com calma. Não tem receita para conseguir ler tudo. A parte da leitura, provavelmente, é a parte que mais leva tempo para se acostumar no japonês. Já que além de se acostumar com o uso dos vários sistemas de escrita, isso de não conseguir ler é algo novo para falantes do português.

Quando você sentir que não está conseguindo ler e está tenso demais, veja este vídeo aqui
https://www.youtube.com/watch?v=IARguDQIGVs&ab_channel=ThatJapaneseManYuta

Foto de perfil por kengi (232 pontos)
Eu quase ia esquecendo de dizer o quanto sua explicação me ajudou, sensei :3

Eu não estou conseguindo aprender muito bem junto com as palavras porque não tá me fazendo muito sentido HUAHUAHUA mas na dúvida estou estudando os kanjis com os significados e as leituras individuais juntos, mesmo sem muita lógica quando se aplica a uma determinada palavra, porque quando entro em palavras, não consigo ler nada dhjskdshjksjk.

Eu já conhecia esse vídeo do Yuuta, é muito interessante. Recentemente ele fez um mostrando os idosos tentando escrever certos kanjis específicos, é super bacana.

Quando eu descobrir alguma lógica que me faça ler a palavra direito sem eu precisar adivinhar o que está acontecendo, comento por aqui ^^'
Obrigada sensei!
Faça uma pergunta
Aqui é um espaço para você fazer perguntas e receber respostas dos nossos professores e Perajins membros do Clube. Lembre-se de fazer perguntas claras e objetivas, respeitar o coleguinha, ajudar o faixa branca, fazer críticas construtivas e não comentar sobre política, religião e causas sociais

27 perguntas

31 respostas

20 comentários

24 usuários