Pular para o conteúdo

Koinobori (鯉のぼり): Carpas, samurais e muito mais

Com um título desses, hein Perajin, quem é que não fica curioso? A sorte é que aqui não gostamos de mistério, o que a gente curte mesmo é conhecimento 😝 Por isso, vamos te contar tudo sobre o que é koinobori (鯉のぼり), como prometemos no último artigo do blog.

Mas antes, vamos recapturar um pouquinho sobre o que conversamos sobre a Golden Week (ゴールデンウィーク), lembra? Ela é um conjunto de 4 feriados que são estendidos em uma semana no Japão. Se quiser saber mais, é só dar uma espiadinha aqui 👀

Bem nesse clima, entre reflexões e comemorações, encontramos o koinobori (鯉のぼり), no último feriado, 5 de maio. Já sabe qual é? É o Dia dos Meninos (端午の節) ou como também é conhecido, Dia das Crianças (子供の日). 

Como somos todos Perajin, chega de introduções sobre o tema e vamos encher o seu cérebro de conhecimento sobre a cultura japonesa. Bora? 😻

Desvende o mistério sobre o que é koinobori (鯉のぼり)

Koinobori (鯉のぼり) é a junção das palavras: koi (こい – 鯉 ) que é “carpa” e nobori (のぼり – 幟) “bandeirola”. Claro que tem trocadilho aí no meio, se você não percebeu noboru (のぼる -上る) é do verbo “ascender e subir”. Ou seja, a palavra significa literalmente “subida das carpas”.

Tem vídeo explicando mais sobre esta data e um trecho da Chibi Maruko chan revoltadíssima com o Dia das crianças no Japão, confira depois de ler este post:

Durante o feriado, famílias hasteiam sobre um mastro de bambu o koinobori, uma carpa colorida de tecido ou papel. O bacana, Perajin, é que visto de longe parece mesmo uma carpa nadando contra a correnteza quando ela se mexe ao vento 🎏

Como nada é feito por acaso, a carpa tem seu significado especial. A tradição japonesa acredita no simbolismo do koinobori (鯉のぼり) como algo que traga força para os meninos.

A carpa

carpa

Não apenas de força, mas esse peixe representa persistência, bravura e sucesso. Quem não quer isso, ein, Perajin? Pensando na carpa, pode não ser tão simples assim entender essa associação, mas não se preocupe, estamos aqui para isso! 

Mesmo com grandes correntezas e cataratas, a carpa consegue subir e conquistar seu destino sem a ajuda de ninguém. Sem contar que, em uma fábula chinesa, a carpa se transforma em um dragão ao completar sua jornada. Uaaau! 🐲

A lenda do Rio Amarelo diz que, enquanto muitos peixes tentavam subir as correnteza da cachoeira Ryuumon, foi uma carpa quem teve sucesso. Assim, ela acabou se transformando em um dragão quando terminou sua missão.

Mas não é só isso! O simbolismo desse peixe é admirado como virtudes milenares, estando em lendas sobre antigas guerras. Tanto que se você reparar, Perajin, nos santuários do deus da guerra, Hachiman, carpas são distribuídas como um amuleto.

“Ok, mas e os Samurais?”

A origem, mais conhecida como “tradição samurai”

A prática de hastear o koinobori (鯉のぼり) começou na Era Edo (1603 – 1868), bem nas casas dos samurais. Adornos com formato de carpa eram colocados nos jardins das casas como um pedido para que os meninos da família tivessem muita saúde e sucesso.

Também era um costume hastear uma bandeira com o brasão da família para comemorar o nascimento de um filho de samurai. Sabe outra coisa interessante? Até o século XVII, os samurais exibiam suas armas e armaduras no Dia dos Meninos ⚔️

Mas essa moda logo pegou, Perajin, os plebeus urbanos adaptaram esse costume para a carpa e o resto você já sabe… De brasão e armadura, hoje temos o peixe hasteado em todas as cidades japonesas.

🍐🍐 Curiosidade Perapera: os meninos também devem expor dentro da casa miniaturas de bonecos guerreiros. Isso te lembra alguma coisa? Quem sabe uma outra tradição japonesa de expor bonecas imperiais no Dia das Meninas.

Estamos com tudo nas referências Tu dum tss 😹 Agora só falta falar um pouco sobre os costumes da data e como você pode fazer seu próprio koinobori (鯉のぼり).

Costumes – do tradicional ao mais moderninho

O que você acha sobre os costumes, Perajin, são intocáveis tradições ou há espaço para adaptação ao longos dos anos? Hmmm. Esse feriado traz muito essa questão sobre o nosso querido Japão.

Assim como o Dia dos Meninos (端午の節) agora é o Dia das Crianças (子供の日), o feriado também passou a abraçar meninas em sua celebração. Hoje vemos até mesmo famílias que hasteiam o koinobori (鯉のぼり) para suas filhas. Nada como inclusão, afinal, quem não quer ser bem-sucedido como uma carpa? 🐱🐱

Porém, algumas coisas continuam as mesmas. Um dos costumes, por exemplo, é colocar essência ou folha de íris na bandeira para afastar os maus espíritos. Afinal, os samurais associam essa planta com sorte na guerra ou batalha.

Como a gente não deixa vocês sem uma comidinha aqui nesse blog, aqui vão as mais usadas nessa celebração: o chimaki (bolinho de arroz) e o kashiwa (bolinho de arroz recheado com massa de feijão doce). Uma delícia! 🍚

Se você chegou até aqui e mal pode esperar para ter seu próprio koinobori (鯉のぼり), não tema, não vamos te deixar passando vontade, Perajin.

Como fazer um koinobori (鯉のぼり)

Koinobori

É hora de colocar a mão na massa e provar que tem #sanguenoszói para aprender. Vem com a gente nesses 10 passos super simples:

  1. Pegue um pedaço de papel retangular e grande
  2. Dobre ao meio
  3. Desenhe as curvas do corpo de um peixe
  4. Recorte
  5. Pinte a cabeça do peixe e suas escamas
  6. Espere alguns minutos até a tinta secar 
  7. Cole as partes dobradas (menos as nadadeiras – o rabo)
  8. Cole algumas fitas brilhantes
  9. Fure a boca do peixe e suas escamas
  10. Coloque um pequeno barbante na boca

Arrá! Agora é só hastear a carpa em um mastro de bambu no dia 5 de maio para comemorar o feriado japonês e ainda deixar sua casa bonita. Afinal, uma carpa trepidante ao vento só pode trazer coisas boas ✌🏼

🍐🍐 Dica Perapera: Quando os enfeites começam a voar, os Japoneses fazem pedidos para que seus filhos sejam fortes e saudáveis. Que tal aderir a essa tradição? Vai que cola.

Você que leu tudo até aqui e já está expert em koinobori (鯉のぼり), temos um presente: 

Aprenda japonês de graça no Clube Perapera

Já pensou aprender japonês gratuitamente, enquanto você faz parte de um Clube super divertido, que ama tanto a cultura japonesa quanto você? Agora é possível, Perajin! 😄

Se parece ser bom demais para ser verdade, não é. Existem muitas pessoas como você, que querem aprender japonês sem complicação, em um método divertido, que incentiva a comunidade a trocar ideias e boas risadas.

No Clube Perapera, você tem direito logo de cara ao e-book “Primeiros passos para aprender japonês” e as 3 primeiras aulas do curso de alfabeto (apostila e exercícios).

Virando membro, toda semana você vai receber um material novo para te ajudar a aprender japonês por meio de vídeos, áudios, textos e muitos exercícios de fixação que foge do padrão de apostila tradicional 🌟

Muito show, né? Vem fazer parte da nossa comunidade!